Os parceiros do Projeto
EPRALIMA Escola profissional do Alto Lima - Cooperativa de interesse publico e responsabilidade limitada
A Epralima está situada na pequena pitoresca vila de Arcos de Valdevez, Portugal, convenientemente situada entre as cidades do Porto e Vigo (Espanha) e perto das cidades costeiras do Oceano Atlântico. A Epralima é uma organização cooperativa, composta por instituições profundamente solidificadas a nível social, económico, cultural e local, nomeadamente, os municípios de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, o Banco de Crédito Agrícola Mútuo Noroeste, a Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a Academia de Artes de Artelima_Alto Lima e o Grupo de Estudo do Património Arcuense.
A Epralima baseou a sua estratégia de desenvolvimento na preparação de jovens e adultos para o exercício de profissões qualificadas, desenvolvendo mecanismos que criam laços mais estreitos entre a escola e as instituições económicas, bem como associações profissionais e culturais dentro do tecido social, em nome da realização de um projeto integrado e qualificado de formação empresarial, que responde às necessidades de desenvolvimento integrado do país, particularmente a nível regional e local.
Kuressaare Ametikool (KRTC) é um centro regional de formação profissional com 147 funcionários (incluindo 86 professores). KRTC oferece formação profissional inicial e adicional (EQF Nível 3-5) e também reconversão em 15 áreas profissionais diferentes, sendo as maiores entre estas o Turismo, a Restauração e o Design. Existem cerca de 800 alunos de nível superior e pós-secundário, mas também cerca de 1000 alunos adultos durante um ano em diferentes cursos de formação para adultos. Também oferecem cursos para pessoas com necessidades especiais. A KRTC tem uma experiência notável com a cooperação com empresas locais e o mercado de trabalho. Uma das funções da KRTC é formar os tutores nas empresas e avaliar e credenciar as empresas antes da colocação dos alunos no mercado de trabalho. A KRTC está a implementar princípios de gestão de qualidade e participou em concursos de prémios de qualidade para instituições de ensino e formação profissional na Estónia. Desde 2011, o KRTC tem estado envolvido no programa de garantia de qualidade das instituições de EFP da Estónia, todos os grupos curriculares (áreas vocacionais) são acreditados. O KRTC é membro da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo (http://www.aeht.lu/).
JANUS é uma empresa privada italiana que cria e desenvolve aplicações de software inovadoras para entidades públicas e privadas, para âmbitos culturais, de formação e educação, bem como para empresas. JANUS assegura a compatibilidade dos seus resultados com qualquer tipo de rede (Internet, intranet e/ou extranet). Os serviços prestados pela empresa incluem também o design gráfico e a produção digital/multimédia. Todos os serviços da JANUS são apoiados com assistência, manuais técnicos e formação. Entre as produções de sucesso da JANUS, encontram-se "AmaMusei" e "Amacittà", que consistem em plataforma integrada e aplicações baseadas no BAC - Beacon Access Control. Ambos os produtos estão a ser largamente utilizados por um grande número de Museus e Municípios em Itália.
A Universidade de Nápoles Federico II foi a primeira universidade financiada publicamente na Europa, estabelecida em 1224 através de uma Carta Imperial de Frederico II Hohenstaufen, Rei da Sicília e Santo Imperador Romano. Actualmente, a Universidade oferece cursos em essencialmente todas as disciplinas académicas, que conduzem a cento e cinquenta e cinco licenciaturas de nível superior. As instalações de investigação fornecem apoio a todos estes cursos. Os alunos têm a oportunidade de prosseguir o desenvolvimento intelectual, bem como a aquisição de competências profissionais. A matrícula atual de alunos aproxima-se dos 90.000 e o pessoal académico, neste momento, é de 3.121.
O Departamento de Ciência Política é um dos 26 novos departamentos da Universidade de Nápoles Federico II. A didática e a investigação são inspiradas por uma abordagem multidisciplinar adequada para alcançar uma compreensão mais ampla das questões sociais, a fim de enfrentar os desafios contemporâneos. Os cursos atuais do Departamento de Ciência Política são funcionais para a obtenção de conhecimentos especializados que correspondam plenamente à evolução do sistema socioeconómico e do mercado de trabalho, aumentando as oportunidades de emprego qualificado.
International Platform for Citizen Participation IPCP é uma organização internacional não governamental que trabalha ativamente para promover o diálogo intercultural e a mobilidade transfronteiriça, os direitos humanos e a democracia local. Fundado em 2002, o IPCP é hoje uma plataforma importante que liga as autoridades locais e a sociedade civil, com 3.000 membros - dos quais 54 são organizações, de mais de 20 países (entre os quais existem CZ, DN, ES, FR, GR, LT, PL, RO, TR, UK) que partilham interesses em teoria, métodos e prática do diálogo intercultural e da mobilidade transfronteiriça.
Os principais alvos do IPCP são:
- Desenvolver e endossar os principais valores da sociedade civil através da cultura, educação e ciência;
- Apoiar o desenvolvimento/valorização da cultura, património cultural e educação búlgara, na Bulgária e nos outros países;
- Melhorar a competitividade das pequenas e médias empresas através da promoção de novas oportunidades de negócio e cooperação;
- Apoiar a integração social e a orientação pessoal de jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade social na área da educação.
Eurosuccess Consulting (EUROSC) é uma organização de Consultoria & Formação ativa no campo da gestão de projetos, formação & serviços de consultoria. Através de uma equipa dinâmica de jovens cientistas, o EUROSC disponibiliza um conjunto abrangente de serviços que abordam as necessidades de vários grupos-alvo e organizações, no que diz respeito às suas oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, em Chipre e no estrangeiro. Atualmente, o EUROSUCCESS oferece uma variedade de serviços ao público, bem como ao sector privado de Chipre. Participa também ativamente em programas internacionais, através de uma rede bem estabelecida de parceiros no estrangeiro, com base na intensa experiência passada do seu fundador. EUROSC visa uma melhoria constante dos seus serviços oferecidos, bem como o desenvolvimento da sua equipa, o que dará a oportunidade de melhorar o seu sector científico de especialização. EUROSC é um membro do Fórum Europeu de Educação e Formação Profissional (EfVET), Conselho de Comércio Internacional, Associação Europeia de Educação Prisional (EPEA), Rede Europeia de Políticas sobre Competências Chave no Ensino Escolar (KeyCoNet Network), Câmara de Comércio e Indústria de Chipre (CCCI), e Federação de Empregadores e Industriais de Chipre (OEB) e Câmara de Comércio e Indústria de Nicósia (NCCI). Além disso, o EUROSC é um Centro de EFP acreditado pela Autoridade de Desenvolvimento de Recursos Humanos de Chipre, a autoridade pública relevante no que diz respeito à formação e educação.
Desde 1991, a Fundação OIC Poland, atuando em prol do progresso económico e social no sudeste da Polónia, pertence ao grupo líder das organizações de formação na região de Lublin. "Oportunidade, Inovação, Criatividade" são os três princípios que impulsionam a organização a avançar.
O principal objetivo da Fundação OIC Poland é a prevenção do desemprego e a promoção do desenvolvimento económico através da implementação de programas educativos e de consultoria, criando oportunidades de negócio, desenvolvendo competências empresariais e fornecendo medidas de apoio a empresas recém-criadas e a empresas em fase de arranque, bem como outros serviços destinados aos habitantes da região. A OIC implementou numerosos projetos co-financiados ao abrigo do programa LLP, centrados em competências transversais, dirigidos a empresas, gestores, start-ups e potenciais empresários. Implementou mais de 250 projetos diferentes co-financiados pela UE ao abrigo de diferentes programas como o FSE, FEDER, ERASMUS+, COSME, Programa de Vizinhança Polónia-Bielorrússia-Ucrânia, Programa Erasmus para Jovens Empresários, 6º Programa de Quadro, Interreg, LLP. A Fundação OIC Polónia é certificada pela ISO em serviços de formação, consultoria, serviços financeiros e de informação.