A condição de urgência em que a educação em toda a Europa se encontrava devido à pandemia, levou a uma aceleração de soluções disponibilizadas imediatamente, especialmente no que diz respeito às tecnologias que têm sido fornecidas tanto como recursos educacionais abertos gratuitos como sob licença educacional de baixo custo. Contudo, esta disponibilidade de soluções e efeitos positivos, não incluiu a cobertura imediata da ligação à Internet de banda larga por todo o lado, criando um problema de desigualdade digital em alguns dos países do projeto, em que a fraca ligação dificultou a participação de alguns alunos no e-learning.
A aprendizagem virtual com base no trabalho pretende preencher essas lacunas com uma formação abrangente, inovadora e específica para professores do ensino e formação profissional (WBL virtual).
O projeto propõe formação específica a professores de EFP sobre a aprendizagem virtual com base no trabalho, particularmente na área das competências dos professores do EFP tornando-os conscientes da potencial eficácia da aprendizagem virtual com base no trabalho (vWBL) e para criarem as suas próprias simulações de impacto da aprendizagem com base no trabalho.
Além disso, a formação da aprendizagem virtual com base no trabalho (vWBL) dá especial atenção à questão da desigualdade digital, incluindo na formação todo o apoio necessário aos professores do EFP sobre a aprendizagem virtual com base no trabalho (vWBL) que será utilizada por alunos com fraca ligação digital ou dispositivo.
Desta forma, o projeto contribui para reforçar a inclusão e prevenir o risco de categorias de alunos serem desfavorecidas ou excluídas da aprendizagem.